segunda-feira, 8 de abril de 2013

Temporada de Inverno-Verão 2012/2013: Considerações Finais



Um grande anime que termina após 175 episódios.
E por isso, recebe o destaque neste post.

CONTÉM MUITOS SPOILERS. CONTINUE POR SUA CONTA


Olha quem apareceu de novo no blog!!!!! Eu! Maya-chan!
Sentiram minha falta? Não né... Que triste T.T
Sem enrolação, vamos direto para a análise da Temporada de Inverno-Verão 2012/2013 e mais alguns que terminaram nessa temporada.

-----

MAGI

Por Mayara

Adeus para as Mil e Uma Noites... Um adeus temporário, já que Magi volta na Temporada de Outono. [yupiiiiii!!! \o/]

Com um enredo bem diferente, e com personagens carismáticos, Magi foi um show a parte.

Falando em personagens carismáticos, Sinbad, que entrou depois, roubou a cena. Sem dúvida, meu personagem preferido. Mas Aladin e Morgiana também tem meu carinho.

‘Ué, mas e o Alibaba?’ vocês me perguntam. Podem dizer o que quiserem, mas o Alibaba é um daqueles personagens com fraquezas internas irritantes, pelo menos pra mim. Eu esperava mais dele como um dos principais, mas toda aquela insegurança me dava nos nervos. Se ele decidiu fazer tudo o que fez, encara de cabeça erguida, como o príncipe que é. Tudo bem, pessoas têm suas dúvidas, contudo, depois que você decide, tem que estar pronto para encarar as consequências. Talvez, o Alibaba cresça internamente mais para frente, coisa que eu não acredito muito, mais que eu gostaria de ver. Eu acredito no potencial dele.

Mudando de assunto, Sinbad e sua má reputação me fizeram rir muiiiiito. Nem mesmo os próprios amigos dele acreditavam que ele estava dizendo a verdade, que não tinha atacado a princesa Khou. Nossa, isso deve ser triste.

Com elementos engraçados, e até mesmo tristes, como a despedida do Ugo, a ‘traição’ do Kassim, o Hakuryuu perdendo o braço, e também o destaque para cada personagem apresentado, contrabalancearem tudo e fizeram Magi ser o sucesso que eu acredito que ele tenha sido. Vale muito a pena ver.

E aquele ‘Hobin Hood’ no final kkkkk? Eu quero ver a segunda temporada logo!!!!!!!!!

Eu li comentários de que o anime não seguiu fielmente o mangá, o que me deixou um pouco, digamos que triste. Tipo, quantas coisas que eu não devo ter perdido? É como se eles fizessem de propósito para obrigarem a gente a ler o mangá.

Por Lucas


Despedimo-nos das Mil e Uma Noites, uma despedida temporária. O ingênuo Aladdin, o confuso Alibaba, nossa pequena “hulk” Morgiana e talvez (??) o estranho Hakuryuu voltarão em Outubro nos trazendo mais e mais Magi!

O anime é ótimo! Personagens fora do normal com características hilárias, cativantes. A luta contra o rukh negro da Al Thamen está apenas começando e Aladdin e seus amigos (soou como sessão da tarde U.u) estão apenas no começo de uma grande evolução pelo que li do mangá.

Mas... Algumas coisas me incomodam. Mudaram a linha original do mangá, ignoraram personagens e mudaram quase que completamente esse final, (quando estão na dungeon do Zagan) Alibaba não cai em rukh negro e nem mesmo Hakuryuu perderia seu braço (ainda, pelo que li). Esse era um dos meus grandes medos no início da temporada quando eu escrevi sobre Magi, tendo uma segunda temporada já anunciada não vejo motivo para mudanças porque SIM, O MANGÁ É PERFEITO.

Ainda amo Magi, mas... Produção, tá pronto lá e desenhado ainda por cima, parem de inventar moda. Humpf.

ZETSUEN NO TEMPEST

Por Mayara

Baseado em obras de Shakespeare, Zetsuen no Tempest acabou justo quando seu mangá acabou. Eu não fui conferir se o final foi igual em ambos, alguém aí pode me dizer se foi? Se foi, ótimo. Se não... Por que não fizeram igual, produção?

De qualquer forma, além do que eu já tinha falado antes sobre este anime, algumas surpresas foram agradáveis. Exemplo: Hanemura. O atual Mago de Exôdus é um rapaz inseguro, que ninguém dá nada por ele. Mas foi ele quem trouxe o óbvio para o anime. Foi ele que viu tudo de uma forma simples e interpretou tudo facilmente. Foi ele quem entendeu que Aika e Yoshino eram namorados, foi ele quem jogou na cara do Mahiro o que todos queriam dizer: que ele era apaixonado pela irmã adotiva.

A outra surpresa foi a própria Aika. Que ela tinha um papel importante eu sabia, afinal, mesmo depois de morta ela sempre aparecia no anime – em flashbacks. Aika via o mundo como uma obra literária: ou uma comédia, ou uma tragédia. Sempre citando Shakespeare, em especial as obras nas quais o anime foi baseado: A Tempestade e Hamlet. Mas imaginar que ela era a Maga de Êxodus nunca passou pela minha cabeça.

Alguns tinham reclamado que depois de uma pausa que o anime deu, o ritmo dele tinha caído. Realmente, por alguns episódios, as viradas de situações deixaram de acontecer, entretanto, as revelações que foram acontecendo deram um jeito de nos prender.

Eu me perguntei como o Mahiro ia reagir quando ele descobrisse o namoro do melhor amigo com sua irmã e eu meio que decepcionei. Ele simplesmente aceitou, de boa. O soco só veio depois, no final. Mas na hora, eu esperava uma reação explosiva, digna de Fuwa Mahiro. Só que não.

A primeira opening foi de Nothing’s Carved in Stone, que também fizeram a segunda opening de Psycho-pass. A banda é boa e quem tiver a oportunidade de ouvir, vai gostar. Eu acho. Eu gostei ^^

Eu deixo a indicação para ser assistido. Com personagens bem desenhados, com personalidades complexas e envoltos em mistérios e lutas contra uma árvore, o anime merece uma chance.

PSYCHO-PASS

Por Lucas

A ideia de ter um sistema computadorizado que controla a vida das pessoas me atraiu desde o primeiro episódio. Eu me envolvi muito com Psycho-pass.

As histórias do Gen Urobuchi sempre me fazem pensar a ponto de dar dor de cabeça, assim como Madoka e Fate/Zero. O tom de seriedade de suas obras é assustador. Em Psycho-pass a busca pela tecnologia e segurança levou as pessoas a literalmente “venderem a alma ao diabo” em troca de uma sociedade estável.
O antagonista Makishima e a mocinha e Akane foram os destaques da série.


Makishima foi o detestado, porém correto vilão. O seu erro era desconsiderar demais a vida humana, sendo que os seus ideais estavam completamente certos (logicamente, em minha opinião). Em nenhum momento concordei com as atitudes de Makishima, ele foi um vilão difícil de lidar... Eu o odiava, MUITO, mas concordava com o que ele dizia e pensava.


Akane foi minha queridinha. Um par de olhos caídos, voz trêmula e personalidade fraca, típica de mulheres em vários animes. Olhei para a personagem e logo a taxei de tola e descartável... Psycho-pass em seus vinte e poucos episódios transformou a ingênua garota em uma mulher, ela passou a ter opinião própria, voz ativa dentro de seu grupo, feições e atitudes que a ingênua novata nunca teria nos primeiros episódios. Estava ali uma nova personagem.

A evolução de outros personagens também foi notável.


Kougami com seu senso de justiça totalmente correto com um coeficiente criminal totalmente errado trouxe ação a série.


Gino e Masaoka em sua estranha relação de chefe e subordinado, e filho e pai, chamavam a atenção. Os conflitos familiares iam para o local de trabalho e com sua imensa teimosia Gino só pôde entendeu seu velho e sábio pai, tarde demais.

Considerações finais: Altamente recomendado, complexo, empolgante e satisfatório. O fim deixou um “falta algo” claramente proposital em minha opinião. A ideia de “ciclo sem fim” faz pensar: “Será que nunca irá mudar? Quanta injustiça nesse mundo GOD!” pode ser o que realmente o autor quis passar, assim como em nossa sociedade possuímos um sistema digno de pena. Em Psycho-pass não é diferente, as mudanças podem acontecer futuramente, mas nada se muda de uma hora para outra.

Por Mayara

Como esperado de Gen Urobuchi, uma obra-prima digna e necessária de ser vista.

Psycho-pass te faz pensar no certo e no errado. Como eu já tinha escrito antes, o pensamento “matar alguém que o sistema considera inocente é certo? Mesmo que ele realmente seja um criminoso?”. Para Kougami Shinya, sim, isso é certo e preciso. É o dever dele como justiceiro e ex-detetive. Um homem que sempre esteve a favor da lei.

Para Akane, fica um talvez. Eu concordo com o Lucas que a Akane cresceu, principalmente no final. Contudo, ela ainda assim continuou sendo uma personagem irritante pra mim. Akane demorou muito a perceber onde tinha se metido, e o quão profundas eram suas escolhas e o quão sério era o mundo em que vivia.

Akane, talvez com muito egoísmo, quis, digamos, que proteger Kougami de suas escolhas. O que ela esqueceu de levar em consideração é que Kougami, além de adulto e mais experiente que ela, era um homem que não tinha nada a perder. Um homem com um senso de justiça grande e que estava preparado para enfrentar seu pior inimigo: Makishima Shougo.  Kougami era o único que podia ficar no mesmo nível que Makishima, o único que sabia claramente o que ele pensava. Se havia alguém que podia parar Makishima, era Kougami. E ninguém quis ver isso. Talvez Masaoka o compreendeu e por isso o incentivou a ir.

Em relação ao Makishima, minhas impressões sobre ele são confusas e contraditórias. Ele é, de alguma forma, cativante. As ideias dele são inteligentes, os motivos são certos, mas as ações são completamente erradas. E é por isso que eu fico confusa. Eu gostei muito do Makishima como personagem, como vilão, mas teoricamente não era para eu gostar tanto. Eu não torcia para ele escapar e o fim dele não me incomodou, mas eu ficava esperando para ver como ele ia se safar durante os episódios.

Makishima, o queridinho do sistema Sibila. E que sistema traiçoeiro e espantoso, não? Merecia ser destruído. E Akane... Sério mesmo não delatar o que você viu? Bem, fazer o quê... O sistema, de um ponto de vista pacífico, é necessário e precisaria se manter e faria de tudo para se manter funcionando. Então a Akane estaria em apuros caso abrisse a boca.

No fim, Gino acabou seguindo os passos do pai, apesar de lutar tanto para que isso não acontecesse. É uma pena que ele tenha demorado tanto para entender o pai.

Eu gostei muito dos traços de todos, menos da Akane. Eu acho que não precisava colocá-la com uma cara tão patética. E é uma pena que Psycho-Pass tenha terminado, ainda mais com aquele gostinho de quero mais. Mas quem viu aquela frase no final? “Sibila continua”. Um aviso de que uma continuação pode acontecer? Quem sabe, mas se vier, será muito bem vinda.

AMNESIA

Por Mayara


Amnesia foi uma graça. Eu, que achei que o anime ia ser bem bobinho, teve horas que eu fiquei apreensiva. Entretanto, que personagem mais paspalha!!!!! Por Kami-sama, se uma pessoa te fala: ‘não chegue perto de mim’ para quê você vai atrás?!!!!! O.õ

O fim bem aberto me decepcionou e ao mesmo tempo agradou. Nós descobrimos porque as viagens entre dimensões diferentes, mas eu esperava um final mais concreto, como geralmente acontece com as adaptações de visual novels. No entanto, o final aberto do jeito que foi permite que você mesmo monte o final que gostaria que acontecesse. Com quem ela ficasse, em que mundo, em qual vida.
Orion foi um fofo o anime inteiro. O design dele é bem agradável e exótico. Na verdade, roupas e visuais exóticos é o que não faltou.

Tanto a opening e a ending foram muito boas e estão no meu PC, disponíveis para qualquer hora. ^^ E é isso. É um anime legal para quem quer ver, e não é indispensável para os que não querem.

MAOYUU – MAOU YUUSHA

Por Mayara


Apesar de eu amar o fato de Fukuyama Jun integrar o time dos seiyuus de Maoyuu, eu fiquei meio que desanimada com o anime. As passagens de tempo me deixaram simplesmente perdida. O Yuusha não foi tão herói assim, quero dizer, ele soltava uns poderes legais e tal, mas era só isso.

A relação indefinida a Maou com o Yuusha continuou indefinida. Um pertence ao outro e eles ficam num chove e não molha terrível. Teve a Cavaleira [ou seria Amazona?] que veio para formar um triângulo, um velhor tarado, um comerciante, um rei, um monte de personagem – mal exploradas até – e o anime terminou meio sem sentido, como se fosse no meio da light novel.

Até que o anime foi instrutivo, com técnicas de plantio, um pouco de administração, comércio. Eu até descobri que batata é venenosa!

Minha opinião final sobre o anime... Ahn... É... Bem, eu não sei se eu veria de novo.

SHIN SEKAI YORI

Por Mayara


Shin Sekai Yori foi um anime com animação razoável. Os olhos dos personagens davam agonia, às vezes, de tão mal desenhados.


Eu não tenho muita coisa para falar não. O enredo é até bom, só que mal explorado em alguns pontos.
Não gostei do Shun ter morrido. Ele e a Saki tinham que ficar juntos forever.

Maria e Mamoru morreram mesmo? Bem, não fez muita diferença. E a irmã da Saki? Por que exatamente ela sumiu?

Saki desenvolveu bem seu papel e acabou resolvendo uma crise, quem sabe, mundial. Só que ela e o Satoru se casando? Eu já imaginava que isso podia acontecer, mas... Sei lá, não combinou muito não. Os dois nunca se deram exatamente bem. E de repente se casam. Acho que a Saki casou mais para não ficar sozinha.

Ela grávida (aos 36 anos? Um pouquinho tarde né, Saki?) e, junto com Satoru, criando os Gatos Impuros (é esse o nome?) foi um final que combinou com tudo. O mundo em paz e ela assumindo uma posição de alguma importância, como foi cotada para ser. Agora, as pesquisas com os Bakenezumi que continuaram, me surpreendeu, bem como a atitude piedosa da Saki de dar um fim ao sofrimento do Squealer.

Eu não posso dizer que foi ruim, porque se fosse eu não tinha assistido até o final. Eu fique presa aos acontecimentos e queria saber como tudo terminaria. Só que não aconteceu do jeito que eu queria.
Não é um anime que eu recomende ou não recomende. Eu não tenho uma opinião concreta em cima de Shin Sekai. Quem quiser ver, só vai ter que relevar os traços mesmo.

Comentário: O Seiyuu do Satoru... Yuuki Kaji, oh bichinho que trabalha viu? Atuou em Shin Sekai, Magi (Alibaba), Zetsuen no Tempest (Hanemura), Bakuman. 3, Maoyuu, e agora vai trabalhar também no anime da temporada nova, Shingeki no Kyojin... Não é a toa que ganhou o prêmio de melhor dublador no ’12th Tokyo Anime Award’


ZETTAI KAREN CHILDREN: THE UNLIMITED – HYOUBU KYOUSUKE

Por Mayara

Ainda bem que os meus medos de que o anime ficasse confuso por ser um spin-off não se cumpriram.
Kyousuke foi o melhor de toda a animação, sem dúvida. A inteligência, a autoconfiança, o passado triste. O líder da organização Esper chamada Pandora é aquele tipo de personagem que a gente torce mesmo, aquele tipo que atrai fãs, como aconteceu comigo.

Sacanagem usarem a Yugiri e sacanagem botarem o Hyoubu doente. Eu achei que ele passava dessa para melhor.

A animação em si é bem construída, mas se você quiser saber a real relação do Hyoubu com a ‘Rainha’, aí já tem que procurar a série original. O que não é um problema.

A opening era legal e os efeitos quando o Hyoubu destravava o limitador eram legais também. Uma coisa que poderia ter sido explorada melhor era o poder do Hinomiya. Eu não compreendi direito o que exatamente o poder dele fazia. No mais, é um anime interessante.



JOJO KIMYOU NA BOUKEN

Por Lucas

Emocionante, hilário, bizarro e super empolgante. Jojo vai fazer falta, como vai...
Em seus 26 episódios, Jojo kimyou na Bouken nos mostrou a história de dois Jojo’s. Jonathan Joestar e Joseph Joestar, duas gerações da “amaldiçoada” família.


Na primeira parte do anime conhecemos a história do nobre Jonathan e seu detestável e invejoso inimigo Dio. Por mais que Jojo fosse legal, o vilão Dio era o centro das atenções, com sua personalidade e jeito asquerosos o vilão conquistou o amor/ódio dos fãs. A primeira parte em minha opinião é melhor elaborada que a segunda.


Além da continuidade na série de alguns personagens como Erina e Speedwagon nos deparamos com um novo, imaturo e nada elegante Jojo, Joseph Joestar. A transformação da rivalidade em amizade de Jojo e Caesar foi um dos pontos altos da segunda. Os homens do pilar Santana, Wamuu, Esidisi (ACDC U.u) e Cars (a diva dos cabelos cuidados por L’oréal paris *porque você vale muito*) são de longe os vilões mais bizarros que já vi, além das roupas estranhas e das poses dignas de um travesti em show, eles são bem interessantes. Wamuu mesmo sendo um vilão, mostra sua honra e seu lado digno de guerreiro. Já Cars (ou Kars) se mostra estúpido e arrogante em busca do seu objetivo divino.

Ao todo, vale muito pena dar uma conferida em Jojo, em algumas partes é bastante clichê, porém, a história te apresenta um ambiente totalmente novo, te tirando da sua zona e conforto e te colocando no bizarro mundo da família Joestar.



FAIRY TAIL

Por Mayara

O que dizer de Fairy Tail... Um queridinho dos otakus. Ou de pelo menos alguns deles.

Divisor de opiniões, Fairy Tail trouxe a magia, o fan-service, a comédia e a agonia em uma só obra. Hiro Mashima sabe administrar seus muitos personagens e sabe dar atenção para as mulheres, o que geralmente não ocorre com frequência em shounens.

A guilda mais animada de Fiore – que dá o nome ao anime – é composta de personagens tão diferentes entre si, mas que se dão bem juntos.

Com o mangá ainda em publicação, vai ser triste não ver Natsu e sua turma em ação aos sábados. Acompanhar o mangá não vai ser ruim, mas eu acho mais engraçado ver as besteiras do Natsu animadas.
Eu não vou falar muito mais coisa porque senão eu vou ficar falando, falando e o post nunca vai terminar. Eu acredito que o fim do anime é temporário. É a mesma coisa de Bleach, encerraram por contra da proximidade com o mangá. Quando se distanciar bastante, o anime volta ao ar.

-----
Bom, é isso. Daqui algumas semanas vamos trazer as Primeiras Impressões da Temporada de Primavera 2013. 


Eu, Maya-chan, em toda minha ansiedade fangirl, assisti Road to Ninja com áudio coreano e legendas em inglês. Estou pensando se eu espero sair com áudio japonês e legenda em português ou se eu já faço o review do filme. O que vocês acham?

3 comentários:

  1. Espera, pq ñ vai rolar ler uma review sem ter como assistir tão cedo. Muita gente (eu incluída aí) ñ manja nada de inglês, aí vai ficar com a sensação de estar assintindo Ana Maria Braga: vc vê a comida e a fdp descreve detalhadamente o quanto é bom, mas vc fica só babando, pq ñ tem como sentir o gosto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi cara... está falando do filme de Naruto ou da nova temporada de animes?

      Excluir
    2. Eu axo q é do filme. Por isso q eu perguntei o q o povo queria. Pode deixar Anônimo, depois de toda essa explicação com a Ana Maria, eu vou esperar o filme sair com legenda em portugues n.nb kpoaksaoksapksk

      Excluir